Categories
Somos sempre levados para onde tem que ser. Para onde podemos SER.
O movimento externo é um detalhe. Primeiro a alma vai, depois seguem-se os corpos e então a materialidade acontece.
Estar no centro para viver o centro. Vibrar na equanimidade, neutralidade. Ser o bambu que não quebra mas, que em resiliência, se inclina.
...
29 views
1 like
Movendo-se na modorrenta passada do mais pequenito anjo, o longo préstito atrasava-se ao toque alternado de caixa da banda de música, cujos integrantes saíam protegidos na sombra das tiliáceas. Uma guarda de honra de arcanjos e santidades pendurava-se nos candeeiros da rua, devidamente suportados nos patrocinadores da festividade, enquanto as instalações sonoras anunciavam uma panóplia de empresas dos mais variados serviços e produtos.
O atraso obriga-me a mirar o chão, exploro as sombras qu...
24 views
3 likes
Um dia a gota cansada de nadar contra a corrente do rio, por desejar regressar à nascente, teve um sonho de um lugar diferente. Era imenso, vasto, profundo. Os seus olhos cintilaram de alegria. De um momento para o outro a vontade de regressar à nascente desapareceu, era para aquele lugar que ela queria ir.
Perguntou então a Deus que lugar era aquele e o que deveria fazer para ali chegar. Deus apenas respondeu: “Chama-se Oceano e não tens que fazer nada para lá chegar, só tens que confiar em ...
40 views
5 likes
Saímos de casa no frescor da fina matinal chuva transpirada pelo Verão. A ansiedade barbeou a face de véspera e há uma espécie de sensação de regresso ao local onde estarei quando chegar, apesar de já lá estar. Com a viagem realizada em caminhos alternativos, a atenção vira-se para novos deltas, plantações esverdeadas do que não conhecemos, toponímias distintas que nos fazem gargalhar, na simplicidade jocosa da linguística e do equilíbrio entre o calão e a imaginação.
O local de encontro, par...
46 views
3 likes
Com o amanhecer de Domingo, o Maio anuncia-se nos meus joelhos doridos da neblina. O Café vai tendo as mesmas caras conhecidas, o balcão aquece-se nos braços de fora das mangas curtas. A máquina do tabaco informa o preço do vício a quem conta os trocos para saciar os que fumam por eles, a cada um seu mal, mais uns passos arrastados na lama do umbral.
...
41 views
4 likes
Estaciono sob os chilreios floreados de plantas que desconheço, atrás do gradeamento que sorri metalicamente com as brincadeiras dos miúdos na hora do intervalo entre aulas. Está o planeta, pelo menos neste hemisfério, na Primavera, assim como a canalhada, floreando, sem grandes preocupações com os Outonos futuros que lhe trarão tonalidades acinzentadas.
Aguardo à entrada que me atendam. A porta aberta ao público obriga-se a controlar fluxo de entradas e saídas, o progresso chega a todo o lad...
55 views
2 likes
À saída da VCI e longe dos holofotes habituados a iluminar noites de futebol azul e branco, as rotundas rotundadas convidam a enganar-me, falheiro que sou de trajectos urbanos, agora que me quero cada vez mais rural, plantado talvez àquilo que de mim me espero, um punhado de sementes de nada e um plantio fútil daninhando os jardins efémeros que são os milhões de anos à sombra de um Sol cansado, ainda que adolescente.
Estaciono ao largo do Cerco, por entre pequenos paralelos perdidos por qualq...
70 views
0 likes
As estradas, quando não nos levam aos locais que conhecemos, serpenteiam por entre localidades onde somos estrangeiros. O desconhecimento acaba por pincelar as serranias de verde onde o cinzento urbano já nada nos consegue colorir. Enquanto saboreio a viagem, curta, por não saber onde estacionar com o cuidado e zelo em não estorvar ninguém, um pouco como aprendi a fazer na vida, galgo a imaginação debaixo dos toldes e oleados da feira, assente no revitalizado mercado do Couto. Já por lá não anda...
54 views
0 likes
“A fome é o primeiro elemento da autodisciplina. “Se você conseguir dominar seus impulsos sobre o que come e bebe, poderá dominar qualquer coisa em sua vida.”
(Autor anônimo)
Controlar a fome é uma habilidade que pode ser considerada um símbolo de autodisciplina. Quando conseguimos controlar o que comemos e bebemos, demonstramos a capacidade de governar os nossos desejos e impulsos mais básicos. Isso é a prova de que somos capazes de superar obstáculos e nos esforçar para alcançar nossos obj...
61 views
0 likes
No olhar embaçado do meu pai encontro o reflexo das sanzalas, picadas, regatos coloridos de peixes futuros e uma terra que paria abundância com a facilidade dos sonhos mancebos em terras distantes, separadas por um oceano nauseado em porões defecados por animais e o medo do desconhecido pelos umbrais.
...
73 views
1 like
Eu não sei você, mas os últimos anos tem sido transformadores. E esse ano que vai começar, para além das expectativas, dos sonhos, de todos os planos que a gente costuma fazer, me parece que é importante a gente entender a importância de desapegar dos planos. E ter consciência de viver o Aqui e Agora, momento presente e sermos a nossa melhor versão em cada situação que a Vida nos colocar.
Seja com as pessoas, com os lugares, com os animais, com a natureza, nas nossas relações de trabalho, rel...
89 views
4 likes