Há exatos 39 anos morria assassinado o cantor e ativista da paz britânico John Lennon (8 de dezembro de 1980) e foi inspirado em sua canção "Imagine" que surgiu o movimento Tempo de Plantar. A canção que encoraja o ouvinte a imaginar um mundo sem divisões de religiões e nacionalidades, além de estimular uma humanidade mais desapegada de bens materiais, ficou conhecida também pela sensação de "utopia" que traz em sua letra quando o cantor dizia "Você pode dizer que eu sou um sonhador, mas não sou o único".
É justamente com a idéia de dismistificar a impressão de utopia da canção e mostrar a todos que é possivel sim um mundo melhor quando mobilizado por uma causa maior e coletiva que o Tempo de Plantar vem mobilizando milhares de pessoas para sairem de suas casas por uma causa urgente planetária: plantar árvores.
A ação concentrada principalmente na região do centro-oeste brasileiro, em especial nas proximidades da capital federal de Brasília, mobilizou pelo menos mais de 300 pessoas só no dia 8 de dezembro de 2019. As plantações deverão seguir até o mês de março quando a região do Cerrado brasileiro conta ainda com períodos de chuva.
A iniciativa tocou o coração de lisboetas em sintonia com o Movimento e levou a professora espiritual Vanda Pereira, de São João da Caparica a sair de casa na fria manhã do outono lusitano para plantar um pinheiro nórdico na horta da casa da família.

"O dia de hoje é muito especial. Para além de ser o aniversário do meu querido pai, é o dia de Nossa Senhora da Conceição, a padroeira de Portugal. A juntar a esta parelha, hoje estão a ser plantadas 1 milhão de árvores no Brasil (e outros países também), uma iniciativa do querido amigo Paulo Cesar Araújo - Tempo de Plantar. Inspirada por ele, que conheci no curso de Dragon Dreaming avançado, hoje concretizei um sonho da minha mãe - ter um pinheiro nórdico na horta dela", conta Vanda que pretende plantar ao menos mais uma árvore por ano nesta mesma data em Portugal.
O plantio coletivo deverá seguir no Brasil, na mesma data, todos os anos. Para o idealizador do movimento, Paulo César Araújo, o movimento cria oportunidades para as pessoas se conectar mais com a consciência ambiental. "É uma singela homagem que fazemos aí a John Lennon também e de podermos mostrar que é possivel reunirmos um milhão de pessoas no mesmo propósito. Urgência e convergência para a renegeração da Terra. Essas são as palavras do nosso tempo: regeneração da casa Terra", comenta o ativista ambiental.

TEMPO DE PLANTAR
É um movimento de voluntários de livre adesão da sociedade, sem vínculos com governos, partidos, ideologias, religiões e empresas. É organizado de forma horizontal, circular, numa organização de centro vazio, autogestionária, autônoma e viral. A missão é plantar um milhão de mudas de árvores em um dia, movidos pelo propósito de fomentar uma cultura de regeneração, de amor incondicional por todos os seres que habitam o planeta.
