REDEPAX
by on 19 February, 2022
714 views

Foi também no mês de fevereiro há dois anos que a Redepax publicou o primeiro artigo sobre o Projeto CRIANA, uma iniciativa do jovem casal Christophe e Ana e que está sendo realizado na cidade de Torres Vedras, distrito de Lisboa, Portugal. Hoje, dois anos após o início dessa história, voltamos a contactar o projeto e encontramos uma realidade bonita: novos alicerces de uma casa, muitas pessoas envolvidas e a energia da colaboração humana cada vez mais presente em todas as ações realizadas por eles.

A conjuntura global com o tema das restrições em 2020 com a anunciada pandemia, Chris e Ana acabaram se sentindo forçados a se mudar para o terreno antes do previsto. "Nessa mesma altura iniciamos a construção da casa. Contratamos uma empresa que nos construiu as paredes de sustentação e a fundação da casa. A estrutura do telhado e o forro do mesmo só foram feitos em Outubro de 2020, até lá tratamos da drenagem toda à volta das paredes onde iriam ficar enterradas. A construção das paredes interiores (em tabique) iniciou-se em Fevereiro do ano passado, para o seu enchimento (palha embebida em argila)", explica Chris.

A idéia do projeto CRIANA surgiu há cerca de cinco anos quando o casal Chris, 35 anos e Ana, 34, voltaram de umas férias e decidiram definitivamente mudar por completo o rumo de suas vidas. A idéia era poder sair de um sistema "normal" de rotinas cansadas de uma vida totalmente dependente de uma economia para construir uma realidade nova onde eles acreditam que é possível para todos: uma vida autosustentável e em equilíbrio com a natureza.

Eles estão num terreno que foi adquirido por um familiar num espaço de 13.600 metros quadrados e uma inclinação de 15%. Para além da enorme vontade de poder levar suas vidas no campo e contruibuir com um mundo regenerado, o casal quer construir uma ECO-escola para partilhar e mostrar às pessoas o quanto é verdadeiramente possível fazer a transição para um novo modelo de vida. "Já tivemos quatro ações de voluntariado e três workshops onde podemos partilhar a nossa experiência e conhecimento ao longo do processo de construção de todo o Projecto. Estamos na fase de acabamentos e esperamos em breve poder vivenciar a casa Criana", conta Ana.

Quando o espaço foi adquirido havia apenas uma casa pequena de apoio agrícola e vestígios de uma antiga vinha. A área é essencialmente de terra argilosa com algumas áreas arenosas. Na ocasião não havia água nem energia elétrica e todo o processo tem sido construído por eles próprios e colaboração de amigos. "Neste último ano recebemos cerca de uma centena de pessoas de pequenos e graúdos, e é gratificante ver a alegria deles a construírem uma casa com as próprias mãos. Tivemos algumas iniciativas de plantação de sebes e árvores autóctones, já plantamos cerca de 1000 arvores/arbustos, desde o início do projecto", comentam.

Sensibilizados ao efeito da seca na região, o casal está sempre muito atento ao consumo da água em todas as suas atividades e por isso também focam na plantação de árvores e plantas em geral. Também tutelam oito galinhas, um galo e quatro patos. "Queremos ter mais animais, mas só quando tivermos tempo para proporcionar boas condições de vida a eles. Temos um gato que nos "adotou" como família é o Xinha e deve ter cerca de 8 meses, e claro os nossos cãopanheiros Kiara e Fininho", contam alegres com a presença dos animais.

Para a realização do projeto o casal faz um grande esforço com a rotina diária. Christophe continua dedicado ao projecto a tempo inteiro, neste último ano mais à construção da casa. Ana trabalha a part time para fazer face as despesas.

"Após o término da construção da casa Criana, queremos refazer alguns aspectos da Tiny house para podermos receber voluntariado e visitantes, queremos construir o nosso bosque de alimentos, e participar mais junto das escolas e comunidade, através de visitas, workshops, palestras, etc." finaliza.

Se você se sensibilizou com a história de Chris e Ana, pode conhecer e apoiar o projeto deles navegando por AQUI.

 

 

 


 

 

 

Love (1)
Loading...
1