REDEPAX
by on 21 September, 2020
584 views

Há sete anos um pequeno grupo de pessoas resolveu criar uma associação para materializar ações que milhares de seres humanos vem sentindo em todo o planeta: fazer a mudança. Assim, nasceu a Fazedores da Mudança, uma associação sem fins lucrativos que tem a sua sede em Água Formosa, no concelho de Vila de Rei, região do centro de Portugal, mas que vibra em um chamado a todos os seres da Terra, em especial aqueles que já entenderam que a transformação verdadeira começa a partir de cada um. A presidente da Associação Fazedores da Mudança, Paula Alves, explica exatamente isso. "Costumamos fazer a distinção entre Fazedores da Mudança e Associação Fazedores da Mudança. Fazedores da Mudança são todos aqueles que sentem dentro de si, uma outra visão de sociedade e sentiam a urgência de criar as condições, dentro e fora de si, para modelos de vida mais simples, sustentáveis e mais ligados à natureza e às pessoas. Não é de estranhar, por isso, que os fazedores da mudança sejam muitos e estejam espalhados pelo mundo, sem terem a noção de que existe uma associação", diz.

A objectivo do grupo é promover a consciência de que por meio de pequenas ações é possível transformar a realidade planetária, com o foco na simplicidade, na atenção, mas principalmente, em ações concretas, ainda que sejam aparentemente pequenas mas que podem gerar grandes impactos. "Sem nos darmos conta, a partir do momento em que integramos a associação, naturalmente, há uma exigência interna de coerência. “Sê a mudança que queres ver no mundo” é uma ideia muito presente, em cada um de nós", explica Paula. 

Atualmente os Fazedores contam com projetos que foram surgindo espontaneamente conforme a demanda e aproximação de pessoas que sentiam a necessidade de irem atuando em frentes distintas. A Casa de Pax, uma antiga casa em ruínas, está sendo reconstruída pela associação para receber futuros peregrinos em busca de momentos de silêncio e contacto com a natureza. A iniciativa foi recentemente celebrada por todos na associação pelo fato de terem conseguido os recursos necessários, após um longo percurso de espera, para a reconstrução da Casa de Pax. Também no contexto dos Fazedores há o Fórum TERRA - Portugal a Cuidar da Casa Comum, um movimento com o objetivo de colocar na agenda nacional este tema desde abril de 2017.

Outra iniciativa da associação ainda mais recente é a Give Box, que foi inaugurada em outubro de 2019. Trata-se de um projeto-piloto com o objetivo de incentivar a partilha e a reutilização de bens, além de estimular comportamentos mais conscientes e sustentáveis. A Give Box também conta com apoio da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Tavira e do CNE-Agrupamento 100 de Tavira que tem como responsabilidade a manutenção do espaço (uma estrutura física de madeira construída com aproveitamento de materiais).

"Tal como uma semente, a associação tem vindo a germinar dentro da terra, a criar e aprofundar raízes, ganhando a força necessária para brotar e crescer de forma saudável. Desconhecemos os desafios dos próximos anos, mas sabemos que hoje, temos uma candidatura aprovada, no âmbito do PDR2020 / Medida “Renovação de Aldeia”, permitindo-nos realizar as obras há tanto desejadas por todos aqueles que sentem uma profunda ligação à Casa de Pax e ao Silêncio", conta Paula. 

INTERAÇÃO - As pessoas que integram ou que estão envolvidas na associação Fazedores da Mudança, são de várias partes de Portugal ou estão em outros países, por isso, segundo Paula, a articulação das ações é feita com recurso aos meios digitais. "Anualmente tentamos estar juntos, e às vezes encontramo-nos na aldeia mas, nem sempre é possível estarmos fisicamente presentes, mas estamos juntos em coração. A tarefa mais importante que cada um assume, é a mudança dentro de si. Esta constitui, aliás, o primeiro eixo de ação da associação", diz Paula.

E quem pode fazer parte dos Fazedores? A Paula nos explica que todos aqueles que partilham dos princípios da associação e sentem muito forte, dentro de si, essa ligação e essa vontade interna, de caminhar em direção à Visão preconizada. "Com a alteração do Regulamento Interno, na última assembleia geral deste ano, as pessoas que se envolvem com a associação fazem um caminho de cerca de 3 anos, como amigos da mesma, findo o qual, se assim sentirem, podem associar-se. Contudo, mais importante que esta formalidade de se tornar membro da associação é cada um fazer a sua parte na mudança que quer ver acontecer no mundo, começando por si, e nisto estaremos sempre juntos", finaliza.

Quer saber mais sobre os Fazedores da Mudança os seus projetos associados? Siga os links abaixo:

Projeto Give Box
Casa de Pax

Minuto de Silêncio de Gratidão à Terra
Portugal a Cuidar da Casa Comum


Fernanda Borges
fernandaborgespaz@gmail.com 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Like (4)
Loading...
Love (4)
Loading...
8
Fazedores da Mudança
gratidão imensa por este lindo artigo e por toda a energia que tens colocado ao serviço da Rede PAx, permitindo esta possibilidade de partilha e de união. Sigamos juntos na manifestação desta nova história que para muitos, ainda, só os corações a consegue reconhecer 2b50.png2665.png
4
4
21 September, 2020 Edited