REDEPAX
by on 5 October, 2020
276 views

A mudança das frequências dos corpos nestes tempos atuais nos convida fortemente a um novo olhar para o alimento. A alimentação mais sutil por meio do consumo de frutas, legumes, vegetais e sementes tem sido um verdadeiro chamado a todo aquele que tem sintonizado com algo maior em si mesmo, ou seja, a transformação verdadeira que acontece de dentro para fora, da essência do Ser para a expressão pela personalidade. Consciente deste chamado e depois de perceber uma necessidade em seu próprio corpo, o agricultor Edson Chagas, do interior do Paraná, Sul do Brasil, iniciou uma jornada rumo a uma alimentação mais consciente. Produtor familiar com um cultivo de cerca de 40 variedades de alimentos sem agrotóxico, Edson elabora suas refeições motivado pelo sentimento de gratidão à terra e foi assim que sentiu de iniciar um projeto pessoal com o objetivo de difundir suas experiências com a alimentação viva.

Conta Edson em entrevista à REDEPAX, que há três anos decidiu melhorar sua alimentação que, mesmo sendo vegetariana naquele momento, ainda era um pouco deficiente. "Mesmo usando verduras e saladas em quase todas as refeições ainda sentia muita acidez que vinha das farinhas e amidos em excesso. O pensar de manter uma alimentação viva crudivegana na base de frutas em sua maioria foi um desafio que, em poucos dias, me fez sentir uma diferença grande na saúde de forma integral", explica o agricultor.

Edson vive numa propriedade familiar na cidade de Reserva do Iguaçú, interior de uma região bastante camponesa. Nascido e crescido no campo, a relação de Edson com o Reino Vegetal é de profunda sintoniza e respeito. Para além de uma alimentação com o fim pela saúde do corpo físico, o agricultor compreende a importância de ingerir um alimento puro sem agroquímicos e por isso sentiu de motivar as pessoas por meio de seu projeto pessoal Alimentação Viva, um espaço para partilhas de suas receitas cruas inspiradas por cada momento de entrega à vida.

"O cultivo de pequenas hortas caseiras também melhora muito a alimentação sendo possível ser cultivadas até mesmo em vasos ou em pequenos canteiros mesmo em apartamento como tenho visto alguns que segue a alimentação viva. Tenho uma amiga que cultiva vários tipos de plantas no terraço de sua casa no meio de uma cidade", comenta Edson estimulando aso pessoas a produzirem seus próprios alimentos em casa.

ROTINA ALIMENTAR - Desde o início, na parte da manhã, a alimentação de Edson é líquida. Ele prepara sucos verdes ou com frutas batidas em água de kefir (probiotico natural). Para o horário do almoço, Edson combina frutas doces como banana,  manga , maçã,  mamão, enriquecidas com canela, alfarroba, cacau puro e sementes. "A canela e a erva doce são digestivas. Já o gengibre é termogenico assim como a canela. No jantar costumo fazer uma salada com folhas, raízes e frutas como o abacate e o coco com alguma semente germinada, tipo a chia, a linhaça ou o gergelim", explica sobre algumas de suas refeições.

É na intuição e na simplicidade que o agricultor vai "desenhando" seus pratos criando uma relação amorosa com os alimentos. Para Edson, a alimentação viva hoje faz parte dele assim como o próprio ato de respirar. Para além de ser um movimento natural de relação com as frutas, folhas, sementes e raízes, o agricultor sente-se cada vez mais agradecido e preenchido ao ter a oportunidade de partilhar a mais pessoas sua experiência pessoal, podendo servir de exemplo pelo seu próprio processo de auto conhecimento e purificação de seus corpos por meio da alimentação. "Uma boa dica é o uso de sementes pré germinadas que podemos usar em várias receitas como leites vegetais, molhos, bolos, pizzas desidratadas, pão essénio e enriquecer saladas, frutas. O uso de uma alimentação baseada em frutas, verduras, sementes oleaginosas e castanhas faz bem para todos e para o planeta", finaliza.

O projeto do agricultor onde ele partilha dicas de receitas e orientações sobre as variedades de frutas, leguminosas e vegetais que produz em seu próprio quintal, está sempre disponível AQUI.

Fernanda Borges
fernandaborgespaz@gmail.com

* SE VOCÊ TEM OU CONHECE ALGUÉM QUE CONTA COM UM PROJETO COLETIVO OU INDIVIDUAL E QUE SENTE SINTONIA COM A PROPOSTA DA REDEPAX, CONVIDE-O A REGISTRAR SEU PERFIL DE MEMBRO (EMPREENDEDOR) E TAMBÉM CRIAR A PÁGINA DE SEU PROJETO PARA QUE MAIS PESSOAS POSSAM CONHECER ESSAS LINDAS INICITIVAS.

 

 

 

 

 

 

 

Like (5)
Loading...
5
Edson oliveira chagas
Gratidao Fernanda
1
1
5 October, 2020