Fernanda Paz
Semeando as Sementes da Transformação

Mara Friedman nasceu em Los Angeles (17/11/55), e aos 34 anos mudou-se para a ilha de Kauai (Havaí), que realmente se tornou seu paraíso na terra. Foi aí, rodeado por uma luz generosa, uma vegetação luxuriante e um mar turquesa, que o estilo original da sua pintura começou a ganhar forma.

Em 1994, ela e o marido se estabeleceram no noroeste do Pacífico. Um pouco mais tarde, junto com sua irmã, fundou uma escola de arte.

Há mais de vinte anos, a artista pinta quadros dedicados à hipóstase feminina do Espírito. A estrutura imaginativa de suas telas é alimentada por imagens femininas de muitas culturas, é inspirada na mudança das estações, simbolismo universal e formas. Uma grande variedade de influências pode ser reconhecida em seu trabalho: os estilos artísticos de O'Keeffe e Chagall; Arte tibetana, hindu, africana e indígena americana; poesia mística dos sufis e ensinamentos budistas. As pinturas de Mara estão imbuídas de sua profunda admiração pela beleza primorosa que nos cerca.

Ele admite que sente um grande desejo de se unir à Divina Mãe, é o que ele considera o principal impulso de seu trabalho. Não tendo vivido a experiência da maternidade, ela coloca todas as suas energias no nascimento dos "bebês", suas próprias imagens, considerando-as ao mesmo tempo como uma forma de autodescoberta e de cura. A imersão nas profundezas da sua própria essência permite à artista refletir não só o seu percurso pessoal, mas também o percurso universal de ser mulher.

Aqui estão algumas perguntas que, segundo Mara Friedman, ela responde em suas pinturas:

- como nós mulheres nos conectamos com o poder e sabedoria de nossa Mãe Terra e percebemos Seu poder como nosso;

- como entendemos a Beleza de nossa alma e como compartilhamos nossos dons únicos de auto-expressão com o mundo - atos de cura para nós mesmos e para os outros;

- como perceber a verdade: "Deixe que a beleza do que você ama seja o que você faz" (Jalaladdin Rumi).
 

Attachments
Semillas de transformacion.jpg 138.12 Kb . 21 Views
Last update on 20 December, 2021 - 20:46 by Fernanda Paz.
Be the first person to like this.