Edson oliveira chagas
Gratidão irmã por sua iniciativa de trazer a este espaço sua experiência com alimentos naturais tenho também nos últimos anos tentado honrar cada vez mais o templo corpo com tudo de melhor estiv... View More
Like (4)
Loading...
Maria Georgina
Sim Edson! A alimentação é um dos meios que temos de nos relacionar melhor com o mundo em que vivemos... Aqueles que têm essa paciência de registrar os preparos, as receitas, as fotos, os momentos...que sigam compartilhando e levando esse carinho e esse cuidado com os outros reinos... muitas pe... View More
2
2
Aqui trazemos a receita de uma torta de chocolate sem açúcar e sem glúten (utilizar aveia sem glúten ou as opções sem aveia abaixo), com um bolo úmido, adoçado unicamente com frutas frescas e secas e totalmente feito com ingredientes integrais: batemos os grãos de arroz e a aveia no liquidificador! (mas você pode encontrar facilmente nos mercados e lojas de ingredientes naturais a granel facilmente ambas farinhas). O recheio e a cobertura são um brigadeiro branco de coco feito de batata doce.
Para ter um bolo mais fofo, substituir o amido de milho por 3 colheres de óleo de coco.
Para o creme de coco, podemos subsitituir a água por alguma bebida vegetal.
As tâmaras da torta podem ser substituídas por stévia e agave, que são açúcares de fonte mais natural ou eritritol e xilitol, que são açúcares com baixas calorias e portanto indicados em dietas sem açúcares.
Para uma torta sem aveia, podemos subsituir a farinha do bolo pela farinha de arroz integral ou farinha de mandioca. A aveia do creme pode ser substituída por 2 colheres de amido de milho.
Deixo incialmente duas receitas com aveia, ambas muito similares, aproveitando que a maioria dos membros moram em Portugal atualmente, essas duas receitas usam a própria aveia (cultura de inverno), abóboras que armazenamos também nessa época e as favas (segunda receita), que em breve devem ser colhidas nessa região.
Esta é uma receita que fez parte da nossa rotina ao jantar por muito tempo, em momentos de aproveitar a grande colheita de abóboras e morangas. Uma receita simples e rápida, que consiste basicamente em uma parte líquida (purê de abóbora) e aveia em flocos. Pode diminuir uma parte de abóbora e substituir por uma xícara leite vegetal.
Sempre é melhor fazermos em casa! Assim conseguimos ter presente tudo aquilo que realmente compõe o nosso alimento e podemos também ir conhecendo como é o seu preparo. A granola é uma ótima opção pra consumir nas pequenas refeições, com frutas, leite vegetal ou iogurte. Contém bastante fibras e as boas gorduras das sementes, leva pouco açúcar e para fazermos sem nada de açúcar, podemos substituir o melado por uma banana amassada, stévia líquida, agave ou maple syrup. Ideal que seja líquido para que possamos ligar os ingredientes.
A chia é hidratada na seguinte proporção: 1/4 de xícara de chia com 3/4 xícaras de água. A granola é adoçada naturalmente pelas frutas secas presentes nos ingredientes. Podemos trocar as uvas e bananas passas por qualquer outra fruta seca que tivermos, como ameixas secas, figos desidratados ou damascos, assim como também adicionar qualquer sementes e castanhas oleaginosas que tivermos: sementes de girassol, sementes de gergelim, sementes de linhaça, castanhas-de-caju, castanhas-do-pará, amêndoas, amendoins, sementes de abóbora, etc. Preparamos a granola em uma folha antiaderente de silicone, para que não grude, mas podemos facilmente untar qualquer refratário com um pouco de óleo de coco, espalhar a granola e assá-la.
Aproveitando a época de uvas aqui no Brasil (e também que surgiram uvas orgânicas na feira!), preparamos bolinhos sem açúcar que compartilharemos a receita. Eles têm a opção de serem sem glúten se utilizarmos aveia sem glúten ou na opção sem aveia que contém na imagem abaixo. Podemos usar qualquer uva fresca que tivermos disponível ou também qualquer outra fruta fresca que tenhamos em casa (ameixas, mirtilos, figos etc).
As bananas que agregamos são para adoçar, mas também fazem o papel de subsituir os ovos, já que não adicionamos os 'ovos de chia' na massa. Como sugerimos na imagem, a stévia pode ser feita em casa, moendo as folhas secas no liquidificador até obtermos o pó. Também pode-se trocar a stévia por açúcar de coco e tâmaras, que são açúcares de fonte mais natural ou eritritol e xilitol, que são açúcares com calorias muito baixas e indicados para dietas sem açúcar. A aveia em flocos batida com água no liquidificador, a usamos para fazer um leite, que será o líquido presente na massa, mas pode-se usar qualquer bebida vegetal que tenhas.
Leites vegetais são feitos à base de plantas, obtidos a partir de sementes ou cereais batidos com água e coados. São uma ótima opção para substituir os leites tradicionais, obtendo sempre as propriedades e benefícios do ingrediente principal usado para prepará-lo. Use para substituir o leite das receitas, tomar com café e achocolatados e adicionar a cereais ou granolas.
Futuramente estaremos adicionando páginas com receitas em que podemos fazer o uso dos leites vegetais. Em início partilho aqui a receita padrão para que possamos prepará-los. Tudo o que necessitaremos é um liquidificador e um coador de leites vegetais, chamado também de "panela furada", que é feito com o tecido de 'voil'. É muito necessário no feito dos leites este coador, para que nenhuma fibra das sementes ou dos cereais passe e possamos tomar apenas o leite em forma líquida.